Submissões

Submissões online

Já possui um Login/Senha de acesso à Sistema Eletrônico de Administração de Conferências do IFB?
Acesso

Não possui Login/Senha?
Inscrições

A inscrição, criando seu login e senha, é obrigatória para submissão de documentos online e acompanhar a situação de submissões.

 

Diretrizes para Autores

Para submeter trabalhos em formato de resumos expandidos, após efetuar o cadastro do usuário como Autor, basta acessar o sistema, clicar em “autor” e iniciar o processo de 5 passos de submissão.

Conforme o modelo de submissão, os autores não devem ser identificados no arquivo enviado. A única identificação dos autores deve ser feita nos metadados enviados ao sistema no momento da submissão. Posteriormente, após a avaliação e aceite do trabalho, o arquivo deve ser complementado com a identificação dos autores, conforme: nome, instituição, e-mail.

O envio de resumos expandidos para o VIII Fórum de Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva será feito unicamente por meio deste site em língua portuguesa.

A submissão de resumos expandidos é gratuita e não são cobradas taxas para a sua avaliação.

Abaixo, seguem instruções importantes para a formatação do arquivo de submissão:

Título - a fonte utilizada é a Times New Roman 12, Normal, centralizado, maiúscula e espaçamento simples.

Resumo - O número máximo permitido nesta seção são 250 palavras. O resumo deve apresentar breves e concretas informações sobre o trabalho realizado, como embasamento teórico, objetivos, metodologia, resultados e discussão e conclusão. Neste resumo, a fonte utilizada é a Times New Roman 12, Normal, justificado e espaçamento simples.

Palavras-chave - até 3 palavras, separadas por ponto e vírgula, em ordem alfabética. Fonte Times New Roman com tamanho 12, normal, alinhamento justificado

Introdução - Fonte Times New Roman com tamanho 12, normal, alinhamento justificado com espaçamento simples, parágrafos sem recuo. Nesta seção deverá ser realizada uma breve contextualização do assunto, situando o leitor quanto ao tema desenvolvido no projeto de pesquisa, fazendo referência à fundamentação teórica utilizada e objetivos geral e específicos da pesquisa. Utilizar fonte itálica para palavras estrangeiras. Usar aspas para termos em destaque.

Metodologia - Fonte Times New Roman com tamanho 12, normal, alinhamento justificado com espaçamento simples. Nesta seção deverá ser especificada a metodologia utilizada para o alcance dos objetivos da pesquisa ou do relato de experiência.

Resultados e Discussão - Fonte Times New Roman com tamanho 12, normal, alinhamento justificado com espaçamento simples. Nesta seção deverão ser expostos os resultados parciais ou finais da pesquisa ou do relato de experiência, com sua discussão à luz das referências teóricas utilizadas para o embasamento da pesquisa.

Referências - Fonte Times New Roman com tamanho 12, normal, alinhamento justificado com espaçamento simples. Uma linha de espaço entre cada referência. Indicar aqui as referências dos trabalhos citados em seu resumo, conforme norma ABNT 6023/2018, seguindo as recomendações do sistema alfabético, conforme indicado a seguir:

Livros: SOBRENOME DO AUTOR, prenomes sem abreviatura. Título do livro: subtítulo. Local de publicação: Editora, ano de publicação.

Capítulos de livros: SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do capítulo: subtítulo. In: SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do livro. Edição. Local de publicação: Editora, ano de publicação.

Periódicos: SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem abreviatura. Título do artigo: subtítulo. Título do Periódico, local de publicação, número do volume, número do fascículo, páginas inicial e final do artigo, mês e ano de publicação.

Monografias, teses e dissertações:SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem abreviatura. Título: subtítulo.  Local do curso(cidade): nome da universidade (abreviado), ano de publicação. Monografia, Dissertação ou Tese, nome da faculdade, centro ou instituto, nome da universidade por extenso, ano de conclusão.

Documento eletrônico:SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem abreviaturas. Título. Disponível em: Acesso em: dia mês (abreviado) ano.

Financiamento (opcional) - Fonte Times New Roman com tamanho 12, normal, alinhamento justificado com espaçamento simples. Uma linha de espaço entre cada referência). Indicar, se houver, o(s) financiamento(s) recebido(s) para o desenvolvimento da pesquisa.

Agradecimentos (opcional) - Fonte Times New Roman com tamanho 12, normal, alinhamento justificado com espaçamento simples. Uma linha de espaço entre cada referência). Indicar, se houver, pessoas que merecem o agradecimento por sua atuação para a realização da pesquisa.

Outras informações para a composição do resumo:

a) Caso sejam utilizadas figuras, a resolução mínima da imagem deverá ser de 300dpi, no formato abaixo especificado no modelo de submissão. Exemplo de legenda: Figura A – Inserir a figura e o título logo abaixo, em fonte Times New Roman 10, normal, centralizado, espaço simples.

b) Caso sejam utilizadas tabelas o formato utilizado deverá ser o especificado no modelo de submissão. Exemplo de legenda: Tabela 1 – Inserir a tabela e o título logo acima, em fonte Times New Roman 10, normal, centralizado, espaço simples.

c) As citações devem obedecer à forma (Sobrenome do Autor, ano) ou (Sobrenome do Autor, ano, p. x). Diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, deverão ser diferenciados adicionando-se uma letra depois da data (Sobrenome do Autor, anoa, p. xx);

Atenção: O texto do trabalho enviado (pesquisa ou relato) deve conter de 2 a 3 páginas, incluindo as referências.

Arquivos fora desse padrão serão rejeitados e poderão ser submetidos novamente após os ajustes.

As margens do documento não devem ser alteradas.

Não há limite para a quantidade de autores/coautores, mas recomendamos que não ultrapasse 10.

É necessário que, pelo menos, um dos autores esteja cadastrado no sistema de submissão, o qual fará o envio do arquivo e identificará os demais coautores nos metadados.

 

Itens de Verificação para Submissão

  1. A submissão não foi publicada ainda, nem está em consideração para publicação por outra conferência em formato semelhante (ou oferecer explicações no campo Comentários ao Diretor).
  2. O arquivo de submissão está no formato OpenOffice, Microsoft Word, RTF, ou WordPerfect.
  3. Todas as URLs no texto (ex.: http://pkp.sfu.ca) estão ativas e prontas para clicar.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado para palavras estrangeiras (exceto em endereços URL); as figuras e as tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos, e contém legenda, conforme ABNT 6022/2003.
  5. O texto segue os padrões de estilo e os requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Conferência.
  6. Os nomes dos autores foram removidos do arquivo submetido. Estas informações somente serão incluídas no arquivo após avaliação e aceite para publicação.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.

Política de Privacidade

 

Os nomes e endereços informados nesta conferência serão usados exclusivamente para os serviços prestados por este evento, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.