Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

Eixo 1: A Educação Profissional para as Relações Étnico-raciais

A DANÇA NO CONTEXTO DO PAS/UNB: DIÁLOGOS EDUCACIONAIS
Uelito Fonseca da Silva, Larissa Ferreira
GRAFISMO E DANÇA: VALORANDO A CULTURA DOS POVOS INDÍGENAS
Italo Fernando da Silva Prado, Larissa Ferreira
A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS
Márcia Rafaella Graciliano dos Santos Viana, Renata Simone Domit, Érica Patrício Paulino da Silva
O CORPO POLÍTICO DO FREVO E SEUS TRAÇADOS ÉTNICO-RACIAIS
Catharina Santos Leocádio, Larissa Ferreira
HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO EM DANÇA PARA PROCESSOS CRIATIVOS E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE: CAPOEIRA COMO FERRAMENTA DE CONHECIMENTO
Carolina Costa Alves, Larissa Ferreira
AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE TIMON-MA
Silvana Bezerra Barros, Josiane Sousa Costa de Oliveira
SONORIDADE DE SER SCIENCIANA
Ana Karoline Pereira
O HIP HOP NO ENSINO BÁSICO
Bianca Salomão de Oliveira, Laís Vieira Costa Dos Santos, Larissa Ferreira
ABORDAGEM DO SAMBA NA ESCOLA: DESAFIOS DA DANÇA EM CONTEXTO EDUCACIONAL
Mateus Moreira Santana, Larissa Ferreira
(RE)SIGNIFICAR: REFLEXÕES SOBRE O RACISMO NA ESCOLA
Lo-Ruama Mendes dos Reis Santos, Anelise Pereira Sihler, Rodrigo Soares Guimarães Rodrigues, Stela Martins Teles, Mônica Luciana da Silva Pereira, Aline Cristina dos Santos Prata

Eixo 2: A Educação Profissional para as Pessoas com Necessidades Específicas

DOCENTES NÃO LICENCIADOS: QUAL A VIVÊNCIA PEDAGÓGICA E METODOLÓGICA JUNTO AOS ALUNOS COM OU SEM NECESSIDADES ESPECÍFICAS, NOS CAMPI DO IFB?
Zelia Fernandes Gonçalves, Jessica Tubias, Lo Ruama Santos, Marcos Vinicius Nunes, Rosangela Anselmo, Monica Luciana da Silva Pereira
A LUDICIDADE VISUOESPACIAL NO PROCESSO INCLUSIVO DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO DE QUÍMICA.
Azuele Maria Silva Taborda Rocha, Erick Sousa Santos, Israel Lopes Cardoso, Joyce Moeira Souza, Nicole Araujo Gomes, Onira Azendo Dendena, Frankinaldo Pereira Lima
UM OLHAR PARA A INCLUSÃO: PRÁTICA INCLUSIVA DE ENSINO DO FOTOJORNALISMO PARA ACADÊMICOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA GRADUAÇÃO EM JORNALISMO
Eduardo Alexandre Cazionato Gomes
ACOLHER PARA INCLUIR: O ACOLHIMENTO NO PROCESSO DE INCLUSÃO DOS ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS INGRESSANTES NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA - IFSC
Cátia Maria Alves Monteiro, Reginaldo Leandro Placido, Henrique Pitt
RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE UM CURSO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS
Adriana do Socorro Tavares da Silva, Alessandra do Carmo Fonseca, Fani Costa de Abreu, Girlane Maria Ferreira Florindo, Juliana Harumi Chinatti Yamanaka, Margot Latt Marinho, Rosenir Martins Nunes Chaves, Suiane Bezerra da Silva
ACESSIBILIDADE E PERMANÊNCIA DO DISCENTE COM NECESSIDADES ESPECIFICAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASILIA – IFB
Zelia Fernandes Gonçalves, Jessica Tobias, Lo-ruama Santos, Marcos Nunes, Rosangela Queiroz Xavier Anselmo, Monica Luciana da Silva Pereira
(RE) CONSTRUÇÃO DE SABERES: OFICINA PARA CRIAÇÃO E ADAPTAÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS PARA ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS
Zelia Fernandes Gonçalves, Jessica Tobias, Lo-ruama Santos, Marcos Nunes, Jose Anselmo, Sthefani Silva, Monica Luciana da Silva Pereira, Albacyntia Rodrigues Freitas
TECENDO REDES: CONSTRUÇÃO INTERINSTITUCIONAL DE APOIO À INCLUSÃO
Amanda Bersacula Azevedo, Thamyres Bandoli Tavares Vargas
OS FUNDAMENTOS DA FILOSOFIA DIALÓGICA E AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Alinne Monteiro da Cruz Atanasio, Gizele Geralda Parreira
TABELA PERIÓDICA TÁTIL: INCLUSÃO SOCIAL NO ENSINO DE QUÍMICA
Carla Caroline Santana da Silva, Nelma Cássia Carolino do Nascimento Silva, Hércules Santiago Silva
A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS NO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS
Márcia Rafaella Graciliano dos Santos Viana, Elidiane Lemos Nascimento, Elisnando Correia Ferreira, Michele Santana Oliveira, Géssika Cecília Carvalho
SUPER CHEFS ESPECIAIS APAEXONADOS PELA COZINHA
Julia Oliveira Barros, Élida da Conceição Jorge, Gesiane Leone Castro, Juliana Caroline Alves dos Santos, Kenia Mara Alvim de Moura Gazzoni, Rubia Cristina Barbosa Costa, Lucilene Rodrigues, Thomas de Paula Vieira
INCLUSÃO EDUCACIONAL: A ATUAÇÃO DO NAPNE IFBA CAMPUS BARREIRAS
Sandra Samara Pires Farias, Luzia da Silva Neta
O ESTUDANTE COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS NO INSTITUTO FEDERAL: UM CAMINHO EM CONSTRUÇÃO
Vitor Augusto Ricoi Vieira, Karine Rodrigues Alvarez, Beatriz Azevedo Costa, Bruno Hestereque Silva, Eduardo Leone Costa Santos, Fernanda Taissa Andrade de Araújo, Joyce Fernanda Guimarães Moreira, Letícia Morelli Generoso, Thaissa Lielly Rodrigues de Almeida, Marco Aurélio Nicolato Peixoto
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ÂNGULOS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Paulo Sérgio de Oliveira Conceição, Bruna de Sousa de Oliveira, Karla Amâncio Pinto Field’s, Ana Maria Libório de Oliveira
O NAPNE COMO ESTRATÉGIA DE COMBATE À EVASÃO ESCOLAR NO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA - CAMPUS BRASÍLIA
Marianna de Rezende Sales, Adriano Vinicio da Silva do Carmo
PROJETO DE EQUOTERAPIA DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA CAMPUS PLANALTINA
Mateus Morais Alcantara, Thiago William Santos Oliveira, Milena Santos Soares, Maryana Faria Paulo
A EFETIVIDADE DA INCLUSÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS NOS CURSOS DO IFB CAMPUS PLANALTINA ENTRE 2013 E 2018
Alex Batista de Oliveira, Eduarda dos Santos de Sousa, Lucas de Souza Bombardi, Patrick Schimith da Silva, Hênio Delfino Ferreira de Oliveira
BLINDBUS: TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA DEFICIENTES VISUAIS NO USO DO TRANSPORTE PÚBLICO
Everton Luis de Almeida, Raquel de Miranda Barbosa
APLICATIVO IFQUIMICAL E SEU AUXILIO NOS LABORATÓRIOS DE QUÍMICA DO IFAM/CMC
Nidianne Nascimento Vilhena, Mauro Célio da Silveira Pio, André Vilhena de Oliveira, Lethícia Raynara dos Santos Morais, Vitória Magno Leão Silva
RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO INSTRUMENTOS AUXILIARES NO ENSINO MUSICAL A CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
Elias do Nascimento Melo Filho, Jonas Ramos Camelo
TELECENTRO ACESSÍVEL: A TECNOLOGIA COMO SUPORTE À APRENDIZAGEM MÚTUA NO PROCESSO DE QUALIFICAÇÃO E INCLUSÃO PROFISSIONAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Daniel Santos da Cruz
EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS E AMBIENTAIS EM UMA ASSOCIAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS
Maria Antonia Medeiros
EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA: PERCURSOS, PROCESSOS E IMPACTOS DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO NAPNE PARA OS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
Ana Roberta Crisóstomo de Morais
PELO EMPODERAMENTO DO SUJEITO SURDO: II ENCONTRO DE CULTURA SURDA E LIBRAS DO IFMT
Josiane Santiago de Lima Pereira, Analice Rodrigues dos Santos Suares, Pedro Gabriel G. B. de Souza, Alessandra Mariza Leite, Tania Maria Alves de Abreu Gimenes
PROJETO LETRAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA: EXPERIÊNCIAS PARA A PERMANÊNCIA E PROGRESSO ACADÊMICO E TÉCNICO DO SURDO NO IFRR, CAMPUS BOA VISTA
Esmeraci Santos Nascimento, Alessandra Souza Santos
PROJETO DE EXTENSÃO: CERTIFICAÇÃO DE PROFICIÊNCIA DE PORTUGUÊS PARA SURDOS (CLIPS)
Alessandra do Carmo Fonseca, Marcos Paulo Ferreira da Silva
ACESSIBILIDADE E DEFICIÊNCIA VISUAL
Joice Paloma Faria, Cláudia Maria Soares Rossi, Jefferson Rodrigues da Silva
LITERATURA EM CENA. CENA EM VERSOS: CONSTRUÇÃO DE LETRAMENTOS COM OS DEFICIENTES VISUAIS
Girlane Maria Ferreira Florindo

Eixo 3: A Educação Profissional e a Questão de Gênero

DINÂMICAS E SIMULAÇÕES COMO INDUTOR DE TREINAMENTO DA PERSPECTIVA DE LIDERANÇA ORGANIZACIONAL PARA ALUNAS DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM ADMINISTRAÇÃO DO CAMPUS COARI, DO IFAM: EXPERIÊNCIA PRÁTICA
Izabele Eloiza da Costa Feitoza, Kailon Gama da Costa, Liliane F. da C. Wanderley, Nelita Luana Rivera S. de Moraes, Raynara Linhares Praia, Taynne Santos Paz, Yasmim de Oliveira Lima, Pedro Issa Figueiredo
RELAÇÕES DE SOCIABILIDADE E PERMANÊNCIA DO FUTEBOL FEMININO NA COMUNIDADE DE TRINDADE, SANTA IZABEL, PARÁ
Reinaldo Eduardo da Silva Sales, Mayara Mendes Leal, Italo Fabiano Correa Silva, Paulo Henrique Garcia da Silva, Antonio Henrique Leal do Nascimento, Thiago Roneiere do Rosário Matos, Helen Batista da Silva
RELAÇÕES DE GÊNERO E DIFICULDADES PARA A PRÁTICA DO FUTEBOL FEMININO
Reinaldo Eduardo da Silva Sales, Mayara Mendes Leal, Italo Fabiano Correa Silva, Paulo Henrique Garcia da Silva, Antonio Henrique Leal do Nascimento, Thiago Roneiere do Rosário Matos, Helen Batista da Silva
REJEIÇÃO, EMPODERAMENTO E MÚLTIPLOS PAPÉIS SOCIAIS NO FUTEBOL FEMININO
Reinaldo Eduardo da Silva Sales, Mayara Mendes Leal, Italo Fabiano Correa Silva, Paulo Henrique Garcia da Silva, Antonio Henrique Leal do Nascimento, Thiago Roneiere do Rosário Matos, Helen Batista da Silva
EMPODERAMENTO DO FUTEBOL FEMININO: O CASO DAS GUERREIRAS DE TRINDADE
Reinaldo Eduardo da Silva Sales, Mayara Mendes Leal, Italo Fabiano Correa Silva, Paulo Henrique Garcia da Silva, Antonio Henrique Leal do Nascimento, Thiago Roneiere do Rosário Matos, Helen Batista da Silva
ARTICULANDO GÊNERO E RAÇA NA EDUCAÇÃO TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: O CASO DAS ESTUDANTES CONCLUDENTES DO IFPE-CAMPUS IPOJUCA
Brunna Mikaele Santos Lima, José Rafael Santos Rodrigues da Silva, Danielle De Farias Tavares Ferreira, Alisson Matheus Chaves da Silva
ORIENTAÇÃO SEXUAL NO ENSINO MÉDIO: UMA POSSIBILIDADE NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Bruno Piedade de Souza, Lauriane Da Silva Teixeira, Érica Pereira Neto, Lara De Oliveira Alves
A PERCEPÇÃO DE GÊNERO NA BRINCADEIRA DE FAZ DE CONTA: UM ESTUDO DE CASO NA LUDOTECA DO IFB
Ingrid Nayara da Silva Santana, Mônica Padilha Fonseca
EDUCAÇÃO, GÊNERO E INCLUSÃO SOCIAL: AS CONTRIBUIÇÕES DO IFB NA VIDA DAS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR
Letícia Érica Gonçalves Ribeiro, Kamilla Quixabeira dos Santos
ARTICULANDO GÊNERO E RAÇA NA EDUCAÇÃO TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: O CASO DAS ESTUDANTES EGRESSAS DO IFPE-CAMPUS IPOJUCA
Danielle de Farias Tavares Ferreira, Angelytha Maria de Oliveira Barbosa, Daiana Lourdes Miranda da Silva
OS DIREITOS DAS MULHERES: O MULHERES SIM EM SÃO MIGUEL DO OESTE-SC
Adriana Regina Vettorazzi Schmitt, Jacinta Lúcia Marcom, Marizette Bortolanza Spessatto
DESAFIOS DA INCLUSÃO SOCIOESCOLAR DA MULHER: UM ESTUDO SEMÂNTICO-COGNITIVO DE RELATOS DE ESTUDANTES DA EJA/IFRJ
Patricia Teles Alvaro, Décio Guimarães Nascimento
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIVERSIDADE E SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO
Aurieslley Nablo da Costa Silva, Josiane Sousa Costa de Oliveira

Eixo 4: A Educação Profissional e a Diversidade

EDUCANDO PARA A DIVERSIDADE: O USO DE PROJETO DE EXTENSÃO COMO MEIO DE BUSCAR COMPREENDER O AUTISMO
Luiz Leandro Reis Fortaleza, Ricardo Annes, Fabrício Bizotto, Davi Penno, Luciana Carrion Carvalho
ESTUDO DE CASO SOBRE A PERCEPÇÃO DAS EMPRESAS DO SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL NA REINSERÇÃO PROFISSIONAL DO EX-APENADO
Fernando da Costa Barros, Rafaela Kelsen Dias, Ceile Cristina Ferreira Nunes
PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO IFB – CAMPUS SÃO SEBASTIÃO
Paulo Alves Araújo
INFORMÁTICA BÁSICA: UMA EXPERIÊNCIA DE ÊXITO NA INCLUSÃO DIGITAL DA TERCEIRA IDADE NO IFB CAMPUS CEILÂNDIA
Jocênio Marquios Epaminondas, Conceição de Maria Cardoso Costa, Karla Helena Coelho Vilaça e Silva
USO DA TÉCNICA STOP MOTION COMO PROPOSTA DE INCLUSÃO DE JOVENS E ADULTOS
Cristiane Yukiko Kondo, Sylvana Karla da Silva de Lemos Santos
A IMPORTÂNCIA DOS DADOS OFICIAIS GOVERNAMENTAIS NA PESQUISA E NO DESLINDAMENTO DA REALIDADE EDUCACIONAL BRASILEIRA
Vitor Augusto Ricoi Vieira, Karine Rodrigues Alvarez, Beatriz Azevedo Costa, Bruno Hestereque Silva, Eduardo Leone Costa Santos, Fernanda Taissa Andrade de Araújo, Joyce Fernanda Guimarães Moreira, Letícia Morelli Generoso, Thaissa Lielly Rodrigues de Almeida, Marco Aurélio Nicolato Peixoto
A CONTRIBUIÇÃO DA EQUOTERAPIA NA FORMAÇÃO DO ALUNO DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA: VIVENCIANDO A INCLUSÃO E RESPEITO À DIVERSIDADE HUMANA
Maria Goretti Martins de Oliveira Cavalcante

Eixo 5: A Educação Profissional e os Direitos Humanos

LUDOIF: EDUCAÇÃO, CIDADANIA E INCLUSÃO
Amanda Lima de Oliveira, Ana Carolina de Sousa Rodrigues, Blenda Cavalcante de Oliveira, Mônica Padilha Fonseca
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO E PRODUÇÃO AUDIOVISUAL: A PRODUÇÃO DE CURTAS-METRAGENS COMO PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO DISCIPLINAR NO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE
Matheus Trindade Velasques
PROJETO SAÚDE EM FOCO: A PROMOÇÃO DA SAÚDE NO IFRJ-PINHEIRAL
Sylvia Regina Vasconcellos de Aguiar, Camila Miranda de Amorim Resende, Anna Clara Finamor, Alice dos Santos Melo, Gabriela Duque Bellote Stoco
MONITORIA COMO AGENTE MOTIVADOR DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE DIREITOS HUMANOS
Wellington Batista Moura, Heverson Nogueira Santos
O PAPEL PEDAGÓGICO DOS RECREIOS: UM ESTUDO DE CASO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO SEBASTIÃO.
Adriele de Lima Sousa, Mônica Padilha Fonseca
DIREITOS HUMANOS À LUZ DO TURISMO LITERÁRIO: UMA PROPOSTA DOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM GERÊNCIA DE SAÚDE
Cristiane da Silva Brandão
RELAÇÕES DE VIOLENCIA E NEGACÃO DOS DIREITOS HUMANOS AOS PROFESSORES: UM ESTUDO EM ESCOLAS DO DISTRITO FEDERAL E ENTORNO
Fabiano dos Anjos Pereira Martins