Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

EIXO 1: A Educação profissional para as Relações Étnico-raciais

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O NEABI E A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS.
Roberto Carlos Oliveira Santos
Políticas Públicas Antirracistas: Uma reflexão a partir do contexto das relações étnico raciais
Elias do Nascimento Melo Filho, Edemir José Pulita
AfricaBrasil em mim
Zora Yonara Torres Costa, Nelma Santos Silva, Jacqueline Domiense Almeida de Souza
AÇÕES AFIRMATIVAS PARA NEGROS E INDIOS COMO FORMA DE DIREITO SOCIAL NAS INSTITUIÇÕES FEDEARAIS DE ENSINO
Raday de Carvalho Ribeiro, Teresa Cristina Hitomi Kikuchi do Vale
O ESTABELECIMENTO DE PROCESSOS REFLEXIVOS SOBRE ETNICIDADE NO CONTEXTO INDÍGENA E AFRO-BRASILEIRO A PARTIR DO NEABI-CAMPUS RIO GRANDE
Neilo Silva Vaz, Ezequiel de Souza, Raquel Andrade Ferreira, viviani Rios Kwecko
A PROPOSTA DA INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM MEIO AMBIENTE NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO INDÍGENA: LIMITES E POSSIBILIDADES
Carlos Luis Pereira, Maria Delourdes Maciel
Alimentos que curam: Sustentabilidade e educação ambiental na Reserva Indígena de Ligeiro, município de Charrua - RS
Darci Emiliano
Etnia: Coexistindo para Evoluir – Um olhar Emancipatório
FLAVIO DA SILVA MEDEIROS
CINECLUBE: UMA EXPERIÊNCIA DE DIÁLOGO SOBRE OS DIREITOS HUMANOS NA ESCOLA E NOS QUILOMBOS
Giovani Comerlatto

EIXO 2: A Educação profissional para as pessoas com necessidades específicas

Oficina de Capacitação para Professores de Matemática na Área da Deficiência Visual
Daner Silva Martins, Alvino Alves Sant'Ana
IFRS – CÂMPUS RIO GRANDE: AÇÕES PARA A INCLUSÃO
Livia Ayter Santos
Oficina de Libras - Língua Brasileira de Sinais
Aline Aline Dubal Machado
ATENDIMENTO ESPECIAL DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Isabele Vaniel Lopes, Daner Silva Martins
QUADRO INFORMATIVO (Q.I.) E REUNIÃO PSICOPEDAGÓGICA: METODOLOGIA INTERDISCIPLINAR E COLABORATIVA DE INFORMAÇÃO E ORIENTAÇÃO AOS PROFESSORES SOBRE ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS
Raquel Almeida Costa, Nísia Maria Teresa Salles, Marlei José de Souza Dias
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O CASO CURUPIRA
Lucia Tinoco Pacheco, Dalmir Pacheco Souza, Yani Sayonara Pinheiro Evangelista
“RETRATANDO A CULTURA DO MATO GROSSO POR MEIO DOS MATERIAIS TÁTEIS ADAPTADOS”
Silvia Mara Davies
A didática multissensorial no ensino de química para alunos deficientes visuais
Maria Isabel Borba Dranka, Rakel Martins Ribeiro, Cláudio Nei Nascimento da Silva
ACALM - APLICATIVO DE APOIO À COMUNICAÇÃO DE PESSOAS COM DIFICULDADES NA FALA
Lisiane Cézar de Oliveira, Roger Lavarda, Maria Ines Simon, Lucas Ferreira da Silva, Thales Prediger, Fabrício Brenner
FERRAMENTAS PARA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA ÁREA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Sirley Brandão Santos, Beatriz Barroso Vasconcellos, Laryssa Guimaraes Costa
Mapeamento diagnóstico de estudantes/acadêmicos com necessidades específicas no IFC – Câmpus Araquari: primeiros passos da institucionalização do AEE
Maria Fernanda Villena Castro, Lúcia Loreto Lacerda, Vania Meneghini da Rocha
ENSINO DE GRÁFICOS PARA QUE ALUNOS CEGOS POSSAM FAZER INTERPRETAÇÕES DE FENÔMENOS FÍSICOS
Alexandre César Azevedo, Antonio Santos
PROLEGÔMENOS DE FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL NA AÇÃO TEC NEP
BRAGA MELO CUNHA, LENINA LOPES SOARES
MATRICULA COMO ÚNICA FORMA DE INCLUSÃO
Jéssica Aires
Os desafios da inclusão na educação profissional e tecnológica: contribuições ao projeto político pedagógico do Instituto Federal do Espírito Santo - campus Ibatiba
Gabriela Pereira da Silva
Preconceito e Contato Intergrupal: Um estudo dos Núcleos de Apoio as Pessoas com Necessidades Específicas
Hildebrando Esteves Neto
A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Beatriz Barroso Vasconcellos, Sirley Brandão Santos, Caroline Moreira Marques
A INFORMATIZAÇÃO, CONTRIBUINDO NO PANORAMA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
JANAINA DE OLIVIERA PIMENTEL, Dalmir Pacheco Souza, Maria Lucia Tinoco Pacheco
A CONSTRUÇÃO DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA SOB UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA E LEGAL.
Katia Guimarães Sousa Palomo, Moisés dos Santos Brandão
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO ESPECIAL E SEUS DESAFIOS NA AÇÃO TEC NEP
LOPES SOARES SILVA, ANA LIDIA BRAGA MELO CUNHA
Língua Brasileira de Sinais como disciplina curricular nos cursos da Educação Profissional e Tecnológica
Carolina Comerlato Sperb, Bianca Ribeiro Pontin, Adriana da Silva Thoma
A Formação Continuada De Professores: Um Caminho Para A Inclusão Educacional De Estudantes Com Deficiência Visual No Instituto Federal Fluminense
Beatriz Barroso Vasconcellos, Sirley Brandão Santos, Caroline Moreira Marques
A educação inclusiva e os servidores dos Institutos Federais de Educação: oportunidades de mudanças no cotidiano educacional.
Helen Denise Daneres Lemos
AMBIENTES VIRTUAIS ACESSÍVEIS ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS: UMA PESQUISA NO IFB
Gilmar Silva Novais, Sylvana Karla da Silva de Lemos Santos
Avaliação do desenvolvimento do curso FIC – Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Surdos no PRONATEC – IFTO: A relação da Educação Profissional e Tecnológica e a Educação para Surdos.
Leandro Ferreira da Silva
Educação de surdos na rede de ensino de Araquari e região: mapeamento e análise do processo de inclusão.
Lúcia Loreto Lacerda, Maria Fernanda Villena Castro, Deonisio Schmitt, Anelise Grünfeld de Luca, Edvanderson Ramalho dos Santos
A trajetória escolar de um aluno surdo no curso técnico integrado em Metalurgia no IFMG Campus Ouro Preto
Carla Cristina Vicente
TECNOLOGIA ASSISTIVA APLICADA À EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES E OPORTUNIDADES
Felipe da Rocha Henriques, Lucienne Veloso Brito
Dislexia: Uma dificuldade que necessita de atenção especial
Ana Terra Roos Mendes
ITINERÁRIOS DE APRENDIZAGEM DE UMA ALUNA COM BAIXA VISÃO EM CURSOS TÉCNICOS AGRÍCOLAS
Herika Renally Silva Pereira, Valéria Marques
A IMPORTÂNCIA DA LIBRAS NA INTERAÇÃO COM A PESSOA SURDA
Manoela Reis Amorim, Dalmir Pacheco Pacheco
Apropriação da Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva nos Regulamentos dos NAPNEs
Vânia Meneghini da Rocha
DEFICIÊNCIA E COMUNICAÇÃO: UMA ANÁLISE DO CICLO DE PALESTRA NAS ATIVIDADES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NO IFAM
tassia patricia silva, Dalmir Pacheco

EIXO 3: A Educação profissional e a questão de gêneros

IDENTIDADES EM CONSTRUÇÃO: A MULHER NO MUNDO DO TRABALHO
Claudia Lucia Landgraf Valerio, Franciele Fontinele de Souza, Juliana Borges Alexandre
Educação profissional na ressocialização de prisioneiras pelo Programa Mulheres Mil: uma experiência do Instituto Federal de Educação de Brasília – IFB/Campus Gama
SERGIO MARIANI
O PROGRAMA MULHERES MIL E O RESGATE DA VISIBILIDADE SOCIAL
Elisane Pinto da Silva Machado de Lima
A INCLUSÃO PRODUTIVA DE MULHERES E SUAS PERCEPÇÕES SOBRE SEU PAPEL NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
Sandra Cristina Santos Alves
Desenvolvimento e impactos de uma campanha online para o combate a homofobia
Janaína Turcato Zanchin, Milena de Mesquita Brandão
O perfil do grupo Mulheres Mil em Cuiabá: uma abordagem Multimétodo
Miriam Ross Milani
Programa Nacional Mulheres Mil IFRJ campus Arraial do Cabo – desenvolvimento e resultados.
Jane Francisco Silva Valpassos
Mulheres Mil conectadas: a experiência do IFB, Campus Gama
Sylvana Karla da Silva de Lemos Santos
O empoderamento feminino com o apoio à gestação e ao parto por meio de oficinas de vivência: a parceria entre Ishtar e IFB
Rafaela Maria de Medeiros Fernandes Rocha, Êrika Barretto Fernandes Cruvinel, Sylvana Karla da Silva de Lemos Santos
A contribuição na construção da identidade de gênero dos educandos no IFSULDEMINAS: dilemas e possibilidades
Afranio Moraes Oliveira, Nathalia Lopes Caldeira Brant

EIXO 4: A Educação profissional e a diversidade

A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA E DA IDENTIDADE EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM COLETIVA: UM ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA.
Rodrigo Rodrigues Oliveira
Banheiros Unissex: Inclusão ou Exclusão?
Moema Carvalho
Programa Mulheres Mil IFRJ Campus Arraial do Cabo - Relato de Experiência: Trabalhando as Relações Interpessoais
Adriana da Silva Souza
O CUIDADO AFETUOSO NAS RELAÇÕES DE ENSINAR
Leila de Almeida Castillo Iabel

EIXO 5: A Educação profissional e a pesquisa aplicada à pesca

SISTEMA INFORMATIZADO DE GESTÃO DA PESCA (SIG - PESCA) E DOS RECURSOS PESQUEIROS NO ESTADO DO TOCANTINS, BRASIL.
sylvia Salla Setubal
CAPACITAÇÃO DE PISCICULTORES NA ELABORAÇÃO DE CMS- CARNE MECANICAMENTE SEPARADA.
ocilene maria Correia Ferreira Macena


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília - Campus Brasília

Av. L2 Norte, SGAN 610 - Asa Norte - Brasília/DF

Fone: 61 2103-2126